Solução SPED  para empresas do regime  Normal

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
 
 
De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
 
 
Com o decorrer do tempo, à medida que foram implantadas novas etapas do projeto, todos podemos verificar que a atenção dispensada ao atendimento das exigências deste projeto seria para muitos, maiores que o esperado.
 
Todavia as vantagens do Projeto SPED superam as desvantagens, pois embora trabalhosa sua implantação, se for bem feita, podem trazer muitos benefícios, entre eles:

 

  • Redução de custos com impressão;

  • Transparência na apuração dos impostos, reduzindo riscos de autuação;

  • Agilidade no processo de compra e venda, com relação à NF-e, NFS-e e o CT-e;

 

Visando atender às exigências impostas pelo Fisco, contamos com auxílio de consultores Fiscais e Tributários altamente qualificados e renomados para que sua empresa possa efetuar a correta implantação deste grande projeto, proporcionando tranquilidade e segurança de suas informações.
 
 
Para tanto nossos clientes podem contar com a solução SPED que disponibiliza os seguintes módulos:

 

 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

 

O Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil, a partir da assinatura do Protocolo ENAT 03/2005, de 27/08/2005, que atribui ao Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) a coordenação e a responsabilidade pelo desenvolvimento e implantação do Projeto NF-e.
 
 
O Mestre atende totalmente aos requisitos da SEFAZ, com total aderência à realidade da sua empresa. É uma solução veloz, confiável e consistente.
 
 
O Mestre, além de emitir a NF-e, tem um diferencial que permite o controle e recepção de Documentos Eletrônicos enviados por seus fornecedores. Este processo auxilia na entrada das mercadorias, eliminando a necessidade de digitação de notas fiscais recebidas de fornecedores o que agiliza o processo e reduz consideravelmente possíveis erros no lançamento de suas compras.
 
 
Para garantir a existência dos documentos fiscais de entrada, todos os documentos deverão ter sua validade verificada junto à SEFAZ. A solução da Mestre realiza todos os processos de conferência e validação de dados e conformidades exigidos pela lei, verificando e registrando as Notas Fiscais eletrônicas recebidas pela empresa, assim como a autenticidade dos Conhecimentos de Transporte Eletrônicos recebidos (CT-e).

 

Benefícios no processo de emissão de arquivos digitais:

 

  • Envio automático das NF-e´s para a SEFAZ, incluindo procedimentos de validação;

  • Histórico da transmissão e recebimento das informações, o que possibilita retomar o processo no exato ponto onde foi interrompido;

  • Evita duplicidade da chave da NF-e;

  • Reinicia o processo de transmissão a partir do último ponto;

  • Impressão do DANFE;

  • Assinatura digital tipo A1 ou A3 via software;

  • Envio automático dos arquivos XML e DANFE para o cliente por e-mail;

  • Possibilidade de enviar cópia de segurança para e-mail alternativo;

  • Possibilidade de salvar automaticamente os arquivos digitais em locais remotos;

  • Exportação dos arquivos digitais das notas fiscais de saída.

 

Benefícios no processo de recebimento dos arquivos digitais:

 

  • Valida a autenticidade da Nota Fiscal Eletrônica recebida junto à SEFAZ;

  • Realiza a validação final de todo o processo, verificando se a nota não foi cancelada pelo fornecedor;

  • Armazenamento do arquivo XML recebido e possibilidade de exportar o arquivo quando necessário;

  • Importação dos arquivos digitais (NF-e / CT-e) recebidos, otimizando tempo de sua empresa no processo de compras;

  • Exportação dos arquivos digitais recebidos.

 

 

Carta de Correção Eletrônica (CC-e)

 

Após a concessão da “Autorização de Uso da NF-e”, o emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e, por meio de Carta de Correção Eletrônica (CC-e) transmitida à Secretaria da Fazenda.
 
 
Uma NF-e autorizada pela SEFAZ não pode ser mais modificada, mesmo que seja para correção de erros de preenchimento. Ressalte-se que a NF-e tem existência própria e a autorização de uso da NF-e está vinculada ao documento eletrônico original, de modo que qualquer alteração de conteúdo irá invalidar a assinatura digital do referido documento e a respectiva autorização de uso.
 
 
Nossa solução para emissão da Carta de Correção Eletrônica está totalmente integrada à solução de Nota Fiscal Eletrônica proporcionando benefícios como:

 

  • Criação da CC-e diretamente vinculada a NF-e emitida pelo Mestre;

  • Visualização da situação de todas as cartas de correção emitidas junto ao SEFAZ;

  • Armazenamento do XML da CC-e na base de dados, possibilitando a recuperação dos arquivos digitais quando necessário;

 

 

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

 

Desenvolvido pelas prefeituras, seguirá basicamente os passos da NF-e, porém, por se tratar de uma nota municipal, esta será adequada as leis de cada cidade e não tem um cronograma definido.
 
Talvez o projeto mais complexo politicamente falando, como cada cidade tem suas leis fiscais, ficaria muito mais complicado tentar adotar um padrão nacional, por isso cada cidade anda com as suas próprias pernas e não tem cronograma definido.
 
 
Assim como para a transmissão da NF-e, estamos aptos À emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), transmitindo os dados de ISSQN para a prefeitura municipal de cada município de forma ágil e confiável, através de Web Services, e armazenando todos os arquivos XML de envio e recebimento em base de dados possibilitando um melhor gerenciamento destes arquivos.

 

Benefícios:

 

  • Utiliza-se de Web Services para integração com o sistema origem e com a Prefeitura;

  • Download do arquivo XML individual ou em lote;

  • Impressão automática após obtenção do protocolo retornado pela prefeitura*;

  • Painéis de monitoramento das Notas de Serviço;

  • Reimpressão individual ou em lote;

  • Redução dos custos: desenvolvimento e manutenção de sistemas, impressão e guarda de documentos;

 

* Algumas prefeituras permitem apenas a impressão do RPS, portanto a impressão da DANFSE deverá ser feita diretamente no portal da prefeitura municipal.

 

 

Escrituração Fiscal Digital (SPED FISCAL)

 

Testado e aprovado pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo SPED, o Mestre a partir de sua base de dados gera um arquivo digital de acordo com layout estabelecido em Ato COTEPE, informando todos os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI.
 
 
Vantagens da solução SPED Fiscal fornecida aos nossos clientes:

 

  • Auxílio de consultores especializados para implantação do projeto;

  • Revisão dos processos de sua empresa feita por consultores especializados;

  • Auxílio no correto preenchimento das informações necessárias à geração do arquivo digital como cadastro de clientes, fornecedores, colaboradores e produtos;

  • Ferramentas de validação das informações que reduzem o tempo de implantação do projeto, responsáveis pela validação das inconsistências mais comuns vistas nos cadastros como:

  • Falta de e-mail;

  • Telefones desatualizados ou formatados de forma incorreta;

  • Produtos com classificação (NCM) incorreta;

  • Produtos com tributação incorreta;

  • Endereços desatualizados;

  • Inscrições estaduais de pessoas jurídicas inválidas.

  • Módulos interligados, evitando assim a redundância de informações minimizando erros de base de dados, bem como a correta parametrização do sistema, fazendo assim que esse sistema entenda como funciona sua empresa.

 

 

Escrituração Fiscal Digital PIS/COFINS (EFD PIS/COFINS)

 

Testado e aprovado pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo SPED, a partir de sua base de dados, o Mestre gera um arquivo digital de acordo com layout estabelecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB, informando todos os documentos fiscais e demais operações com repercussão no campo de incidência das contribuições sociais e dos créditos da não-cumulatividade, referentes a cada período de apuração do PIS/PASEP e da COFINS.

 

  • Vantagens da solução SPED PIS/COFINS fornecida aos nossos clientes:

  • Auxílio de consultores especializados para implantação do projeto;

  • Revisão dos processos de sua empresa feita por consultores especializados;

  • Auxílio no correto preenchimento das informações necessárias à geração do arquivo digital como cadastro de clientes, fornecedores, colaboradores e produtos;

  • Ferramentas de validação das informações que reduzem o tempo de implantação do projeto, responsáveis pela validação das inconsistências mais comuns vistas nos cadastros como:

  • Falta de e-mail;

  • Telefones desatualizados ou formatados de forma incorreta;

  • Produtos com classificação (NCM) incorreta;

  • Produtos com tributação incorreta;

  • Endereços desatualizados;

  • Inscrições estaduais de pessoas jurídicas inválidas.

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